O horário de verão 2016 termina hoje e com isso, à meia-noite os relógios devem voltar ao horário original, sendo atrasados em uma hora. Em Mato grosso do Sul houve uma diminuição de 0,5% na demanda equivale a uma redução de energia de da carga sendo que o horário especial começou em 2015, à meia-noite do dia 18 de outubro e esta foi a 40ª edição do horário de verão no país.
O Operador Nacional do Sistema (ONS) anunciou nesta sexta-feira que a economia gerada foi de R$ 162 milhões. Em outubro, a previsão de diminuição de gastos era maior (R$ 240 milhões). Outra conta feita pelo ONS é da demanda de investimentos que foi evitada evitada com a mudança no relógio.
A economia foi possível porque, com o horário diferenciado, não foi preciso adicionar mais energia de usinas termelétricas para garantir o abastecimento do país nos horários de pico.
No Brasil, a mudança foi adotada pela primeira vez no dia 1 de outubro de 1931, através do Decreto 20.466, abrangendo todo o território nacional e manteve-se ininterruptamente somente a partir de 1985.
Mín. 24° Máx. 41°