Decreto de calamidade pública para Coxim, Selvíria, Nova Andradina e Três Lagoas, devido ao coronavírus, será votada em discussão única pelos deputados estaduais, em sessão remota nesta quarta-feira (15).
Os decretos são pedidos dos prefeitos municipais devido ao avanço da Covid-19 no Estado. O reconhecimento do estado de calamidade pública é previsto no artigo 65 da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).
Portanto, isso possibilita que o município possa abrir crédito extraordinário, remanejar, transferir e utilizar reserva de contingência, com o imediato conhecimento da Câmara de Vereadores, realizar contratação emergencial de pessoal, entre outras medidas. :
Em segunda votação, os parlamentares vão analisar projeto de lei complementar do Poder Executivo, sobre alteração no Estatuto dos Policiais Militares de Mato Grosso do Sul.
De acordo com o texto, os militares da ativa que ingressaram na PM a partir de 17 de dezembro de 2019, podem requerer a transferência para a reserva remunerada. Entretanto, receberem os proventos integrais apenas homem com pelo menos 30 anos de Corporação e mulheres com no mínimo 25 anos de serviço.
Também em segunda votação, está projeto da Mesa Diretora para normatizar o salário dos deputados estaduais, após ação direta no STF (Supremo Tribunal Federal). A proposta não aumenta os salários, mas mantém os R$ 25.322,25 através de projeto de lei e não mas de ato da Mesa.
*Midiamax
Mín. 24° Máx. 41°