O presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou neste sábado (18) lamentar que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não tenha viajado aos Estados Unidos para a posse de Donald Trump.
"Bolsonaro é meu amigo e lamento muito que o regime de Lula não tenha deixado ele vir", afirmou no chamado Hispanic Ball, ou baile hispânico, celebração da população americana de origem latino-americana, realizada em um hotel de luxo em Washington.
A defesa de Bolsonaro havia dito que ele tinha sido convidado para a cerimônia nos EUA, razão pela qual pedia a autorização da Justiça para viajar ao país.
Mas o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, negou o pedido citando risco de fuga. Disse, também, que a defesa não comprovou que Trump de fato convidou Bolsonaro para a posse.
O passaporte de Bolsonaro está retido devido a investigações –incluindo a de seu suposto envolvimento na trama de um golpe de Estado em 2022.
Seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), foi um dos organizadores da comitiva de brasileiros que veio a Washington para as celebrações. A lista incluía cerca de 20 nomes, incluindo Bia Kicis (PL-DF) e Carla Zambelli (PL-SP). Não está claro quantos viajaram de fato.
O único brasileiro avistado pela Folha no Hispanic Ball foi o jornalista e youtuber conservador Allan dos Santos. Outros nomes importantes da direita latino-americana estavam lá, no entanto, como Juan Guaidó, ex-líder da oposição da Venezuela.
Ainda outra figura conservadora que chamava a atenção no local foi Santiago Abascal, líder do partido espanhol ultradireitista Vox.
Trump não participou do baile, mas havia figuras de alto escalão de seu futuro governo presentes. Os dois principais eram o senador americano Marco Rubio, que deve ser o próximo secretário de Estado, e Donald Trump Jr., filho do presidente.
O Hispanic Ball é um entre diversos outros eventos planejados para o final de semana que antecede a posse na segunda-feira (20). Não é um dos acontecimentos mais importantes, tanto que recebeu pouca atenção da imprensa local. Mas tem peso para o eleitorado hispânico dos EUA.
Esgotados, os ingressos para a festa foram vendidos por US$ 250 (o equivalente a R$ 1.500 no câmbio atual). Havia comes e bebes e apresentações musicais, entre elas a do cantor colombiano Gusi e da banda cubana Los 3 de la Habana.
Mín. 22° Máx. 38°