Durante os 12 anos de liderança máxima da Igreja Católica, o Papa Francisco só veio ao Brasil uma vez. A última e única visita ocorreu ainda em 2013, apenas quatro meses depois de seu conclave. Na ocasião, o pontífice participou da Jornada Mundial da Juventude em uma semana cheia de compromissos. Francisco morreu nesta segunda-feira (21), no Vaticano.
O ponto alto de sua vinda ao Brasil foi uma missa em Copacabana, no Rio de Janeiro, quando mais de 3,5 milhões de pessoas foram à JMJ. Esta, inclusive, foi a maior movimentação de visitantes em uma única cidade brasileira até os dias atuais, de acordo com o Ministério do Turismo.
Antes da chegada ao Rio, o Papa visitou Aparecida do Norte, em São Paulo, e conheceu a Basílica, onde ficou por horas.
Na Praia de Copacabana, Francisco pediu que a população assumisse uma missão missionária. Um pároco de Campo Grande, inclusive, estava no evento e foi tocado pelo chefe da Igreja.
Além da missa em Copacabana, o religioso fez um discurso na Favela da Varginha, convocando os jovens a lutarem por melhorias.
Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. Papa desde 2013, o pontífice argentino vinha sofrendo com sérios problemas de saúde desde 2023 e teve seu estado agravado em decorrência de uma pneumonia dupla.
O anúncio oficial do falecimento foi feito pelo Camerlengo Farrell, da Casa Santa Marta: “Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja”.
No horário do Brasil, o falecimento ocorreu às 2h35. Bergoglio exerceu o papado por 12 anos.
Primeiro latino-americano a chegar ao posto máximo da Igreja Católica, Papa Francisco é apontado pelo Vaticano como um líder evangélico focado nos mais pobres.
Mín. 22° Máx. 38°