Convidado pelo Exército Brasileiro de Mato Grosso do Sul, o senador Nelson Trad Filho (PSD/MS) e um grupo de parlamentares dos estados de Mato Grosso e Bahia, participaram de uma viagem para conhecer ações realizadas na região do sul e conesul do Estado.
O projeto do Parque Tecnologico internacional idealizado em 2011 para ser construído em Ponta Porã deve receber emenda federal, conforme anunciado pelo parlamentar que é coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul no Senado.
Até o momento não houve o avanço para liberação de recursos federais, apesar do anúncio que completa oito anos. “É o primeiro do Centro-Oeste brasileiro com espaço de interação da ciência e tecnologia e oferece um ambiente favorável para a inovação visando geração de trabalho, emprego e desenvolvimento socioeconômico”, comentou Trad Filho.
Na semana passada, o senador recebeu da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro Oeste) o comunicado de que a solicitação de R$ 1,9 milhão para a construção do parque foi empenhada. “Agora a proposta foi encaminhada para Caixa Econômica Federal para análise e aprovação do plano de trabalho”, explicou o senador Nelsinho Trad.
A instalação do Parque Tecnológico de Ponta Porã, segundo o prefeito, Hélio Pelufo (PSDB), proporcionará a inclusão de milhares de jovens da fronteira no mercado de trabalho. “A região tem alto índice de violência e isso vai contribuir para mudar esse cenário. É um sonho antigo que nasceu com o senador Moka e será realizado pelo senador Nelsinho”, disse o prefeito de Ponta Porã.
PONTA PORÃ
Durante a visita à Fronteira Oeste, na qual os parlamentares conheceram o programa Sisfron, o senador Trad Filho ouviu das autoridades locais a reivindicação pela criação de mais uma pista de acesso na cidade que necessitaria da cedência de 3,8 hectares da área militar.
Atualmente, o município conta somente duas avenidas: Brasil e Marechal Floriano. “De um lado é o Brasil e do outro o Paraguai, precisamos de uma terceira via. Há recursos do Fonplata que precisam ser solicitados pela nossa bancada federal”, explicou o vereador Miudinho.
O comandante do Exército, Lourival Carvalho Silva, esclareceu ao parlamentar que essa área militar seria cedida ao Parque Tecnológico Internacional, mas houve a opção do município de mudar a localização do parque. “A bancada federal vai reivindicar esse projeto”, concluiu Trad Filho.
*Com informações da Assessoria de Imprensa
Mín. 24° Máx. 41°